terça-feira, 22 de outubro de 2013

A lei do lixo

     Já não era sem tempo! Agora quem sujar a cidade paga multa!
 
     Estou cansada de andar pelos lugares e ver um monte de lixo largado no meio das calçadas, nas praças, no meio da rua. É um absurdo, vejo um monte de gente jogando coisas pra fora do carro, no meio da rua! Ora, não custa andar com um saquinho de lixo dentro do carro, né?
 
     Temos que ter mais consciência e lembrar que quem usa a rua, a calçada e as praças somos nós mesmos. Se começarmos a sujar tudo, daqui a pouco não vai ter mais um único lugar decente para passear.
 
     Além disso, lixo atrai bicho, e também entope a rede de esgoto, para onde é escoada a chuva que cai nas ruas. Então sempre que chove muito acaba tudo entupido e as ruas ficam alagadas, dando o maior nó no trânsito. Cabe lembrar que as enchentes, com águas sujas pelo lixo e pelo esgoto estão cheias de microrganismos e substâncias  que causam doenças.

    Eu espero que com a multa aumente a quantidade e o tamanho das lixeiras que vemos por aí. Muitas vezes não achamos lixeira e precisamos guardar o lixo até chegar em casa.

 

 Equipe do programa Lixo Zero é composta por um agente da Comlurb, um guarda municipal e um policial militar Foto: Terra / André Naddeo

    No site http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/lei-que-multa-por-jogar-lixo-na-rua-pune-mais-de-100-pessoas-no-rio,cb96fb56c7690410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html, temos uma reportagem mostrando como está sendo feita a aplicação de multas para os cidadãos que estão sujando o Rio. 

     Em outros lugares também existe multa para quem suja as ruas. Em Orlando, nos Estados Unidos, existem placas de advertência em alguns locais próximos das estradas, como a que eu encontrei na foto abaixo:
 
Multa por sujar, em Kentucky, nos Estados Unidos (fonte:http://www.kentuckyroads.com/images/signs/100_0353.jpg.html)
 
      No site http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/v/lei-do-lixo-completa-um-mes-no-rio/2838128/, tem a reportagem que mostra como está a situação um mês após a entrada da nova lei em vigor. A reportagem mostra, que, só neste mês, o lixo nas principais ruas da cidade diminuiu pela metade. A reportagem também traz imagens de Tóquio, uma das cidades mais limpas do mundo. Lá as pessoas somente descartam o lixo nos locais adequados, tanto que não é comum se ver lixeiras pelas ruas, mas apenas nas entradas de alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados. A reportagem só não diz se por lá tem multa ou não...
 
      Então, vamos todos ser conscientes e manter a nossa cidade limpa!