terça-feira, 22 de outubro de 2013

Miopia

     Nossa, minha mãe perdeu os óculos de novo... Como deve ser difícil para alguém que não enxerga direito encontrar as coisas, sem os óculos, principalmente os próprios óculos, já que eles são quase sempre transparentes!

     O problema dela é a miopia. Então vamos lá procurar o que é a miopia.

     A miopia é um distúrbio do olho humano, que resulta na formação da imagem no ponto errado onde deveria formar-se no olho. O correto seria a imagem se formar com a maior nitidez no fundo do olho (na retina), onde encontram-se as células sensíveis à luz. Quando a imagem se forma antes ou depois, a imagem não se forma direito no fundo do olho, ficando, assim, borrada. A miopia acontece quando a imagem é formada antes do ponto que deveria se formar, conforme as ilustrações abaixo.

  Miopia Corrigida
A miopia e a miopia corrigida pelo uso dos óculos (fonte: http://queemiopia.com.sapo.pt/)

     A imagem é formada antes devido à distância excessiva entre a lente natural do olho (cristalino), e a retina (fundo do olho), e pode ser um problema que aumenta com o tempo (quando o olho está em desenvolvimento, nas crianças), ou associado a fatores degenerativos (glaucoma e catarata). O míope consegue enxergar razoavelmente bem até uma certa distância, a partir da qual a visão começa a ficar embaçada.

     A correção da miopia se faz com a operação para troca do cristalino ou com o uso de óculos, que aumentam de espessura quanto maior for o grau de miopia, assim temos os óculos de fundo de garrafa para quem tem miopia acentuada (porque o fundo das garrafas de vidro e de alguns copos de vidro costumam ser bem espessos). Eu fiz o vídeo abaixo para tentar demonstrar como é que é a vista de uma pessoa míope, usando o foco manual da nossa câmera fotográfica.

 
A visão do míope.

     No site http://www.medicodeolhos.com.br/2010/05/tudo-sobre-miopia.html, temos mais detalhes sobre a miopia, indicando as causas da miopia, quando ela aparece, o que é o descolamento da retina, etc.

     A miopia é mais comum do que parece, e muitas pessoas usam óculos ou lente de contato para enxergar corretamente. E a variedade de tipos de óculos é bem grande, e cada um escolhe suas armações no estilo que mais gosta, dando um toque especial a cada um. Alguns ficam mais inteligentes, outros mais charmosos, e alguns ficam até meio esquisitos! Encontrei o site http://starving.com.br/2010/looks-quatro-olhos-que-nada/ que mostra algumas pessoas famosas usando óculos, e ficam bem diferentes do que quando estão sem eles... Será que todas elas usam óculos pra melhorar a visão ou apenas para ficar mais bonita ou mais diferente?




     Os óculos de fundo de garrafa. (fonte: http://caneteando.blogspot.com.br/2010/10/quatro-olhos-fundo-de-garrafa.html. Aliás, este blog traz a narração bem engraçada de uma pessoa que foi fazer a cirurgia de miopia).