terça-feira, 15 de novembro de 2016

Saúde: medicina ortomolecular

     Sabe aquela frase que todo mundo usa: "Você é aquilo que você come"?



     Pois é. Os adeptos da medicina ortomolecular acreditam realmente no significado desta frase. Para eles a saúde é obtida pelo equilíbrio químico do organismo para não precisar utilizar medicamentos.

     A origem da nutrição ortomolecular foi introduzida por Linus Pauling, doutor em química, que dedicou anos de sua carreira, com pesquisas sobre o comportamento do organismo humano e os alimentos.

     A terapia é baseada no equilíbrio das funções vitais do corpo através da alimentação e ingestão de substâncias naturais. Ela tem o objetivo de repor substâncias que já estão presentes no nosso organismo e são necessárias as funções vitais, como vitaminas e minerais. Também busca a eliminação de radicais livres e metais pesados como prevenção ao aparecimento de doenças como  artrite, câncer, doenças inflamatórias e degenerativa.

     Sua principal aplicação é na prevenção e, por isso, costuma-se fazer exames regulares para identificar deficiências hormonais, vitamínicas e enzimáticas para restabelecer o equilíbrio antes que apareçam as doenças. A falta dos nutrientes necessários fazem mal e aparecem radicais livres que são nocivos a saúde. As substanciais naturais ajudam a eliminá-los. A oxidação celular e o aparecimento de radicais livres são identificados como principais causas do envelhecimento.

     Segundo o doutor Lair Ribeiro a nutrição é a ciência que mais se desenvolve. Ele afirma que ninguém é refém da hereditariedade. Através da biogenética afirma que mesmo que se tem os genes para o aparecimento de determinada doença, tudo depende do ambiente que ela se desenvolve. A principal base para uma vida saudável está na alimentação e nos hábitos.

     Há muita controvérsia em torno da aceitação das práticas da medicina ortomolecular, mas uma coisa é certa: a alimentação saudável é a chave para uma vida longa e sem doenças.









Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/entenda-o-que-e-medicina-ortomolecular/2046/#
http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/medicina-alternativa/o-que-e-e-para-que-serve-a-medicina-ortomolecular-0238399
http://www.simposiosaudequantica.com.br/page/index.php?not_id=293#.WCsohskbKSw
http://www.posestacio.com.br/noticias/574/o-que-e-nutricao