terça-feira, 15 de novembro de 2016

Educação: Campanha S.O.S. Colégio Brigadeiro Newton Braga

     Todo morador da Ilha do Governador conhece o Colégio Brigadeiro Newton Braga, que fica na entrada da Ilha, próximo à Vila Militar e a Base Aérea do Galeão - meu pai e meus tios estudaram lá.
     O que a maioria das pessoas não sabe é que esse colégio tradicional está passando por uma grave crise.

     O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) é uma instituição de ensino mantida pelo Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro, subordinado ao Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).

     Essa escola nasceu da vontade de três militares que perceberam a necessidade de criar um local no qual os filhos de militares e civis da Força Aérea Brasileira pudessem estudar.  

     Em 1960, iniciou suas atividades ainda em galpões adaptados, depois ocupou o antigo Quartel da Polícia da Aeronáutica e, finalmente, passou para a construção que conhecemos hoje, que foi erguida no terreno do Ministério da Aeronáutica na Ilha do Governador.

     Infelizmente, atualmente, o colégio não recebe verbas suficientes para se manter em razão da diminuição dos repasses do Governo Federal - se o governo federal não passa os recursos para a Aeronáutica, esta não tem como manter o Colégio.

     Em 2013, a direção do colégio tentou passar o controle para o Ministério da Educação, mas o MEC não aceitou e as dificuldades aumentaram.   O colégio tentou criar a cobrança de mensalidades mas alguns pais discordaram e levaram o assunto ao Ministério Público.  Infelizmente as contribuições voluntárias de alguns pais dos alunos, não são suficientes e a escola não tem condições de abrir edital para a entrada de novos alunos.

     Estranho é que estão construindo novas e escolas e prometendo construir mais.  Não dá para entender porque  construir uma escola nova quando se está permitindo fechar tantas outras.  Se você não concorda com isso, essa causa também tem petição:  Assine!