terça-feira, 15 de novembro de 2016

Política: Protesto dos servidores e o "Muro" da Alerj


     Hoje fiquei sabendo que estão cercando a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com grades de proteção contra os protestos que cada vez crescem mais, por causa da crise que que o governo do estado vem passando.



     Segundo a matéria no G1, a medida foi tomada depois da invasão corrida na semana passada (dia 8/11), por manifestantes (policiais e aposentados) durante o protesto dos servidores públicos, que estão sofrendo atrasos e cortes nos salários. Os manifestantes conseguiram entrar forçando os tapumes da obra de restauração, na parte de trás do prédio. Houve depredação de parte da sala da vice-presidência.

     Eles temem que ocorram novas invasões e protestos durante a discussão sobre as finanças do estado, no dia 16/11.

     As principais medidas do pacote para redução de custos incluem a suspensão de reajuste salarial, além de corte de 30% dos salários dos servidores inativos (aposentados), extinção de programas sociais e de órgãos públicos (extinção da secretaria de cultura, por exemplo). Mas não param por aí. No site do G1 encontram-se detalhadas as medidas impopulares do governo do Estado do Rio. O governador Pezão considera que este pacote é o único meio de evitar o colapso fiscal do Rio de Janeiro. Já o Ministério Público e a Justiça criticaram as propostas, pois seriam inconstitucionais e absurdas. Afinal é a população quem está pagando a má administração das finanças do Rio de Janeiro.

     Além da grade que está sendo construída, os policiais militares estão a postos e preparados para intervir caso necessário.

     A grade ao redor da Alerj já está sendo comparada ao muro de Berlim, separando a população dos seus governantes. Existem boatos que dizem que há eletrificação nas grades!



    Outros são mais enfáticos e dizem que se trata da grade de uma prisão, devido ao excesso de gastos dos parlamentares, e ao descaso com a população, com a saúde e com a educação, nos últimos anos. Assim comparam os governantes a presidiários por considerarem que cometeram um crime contra o povo, verdadeiro dono das instituições federativas e democráticas.




Fontes:

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/11/alerj-e-cercada-com-grades-para-impedir-protestos-de-servidores.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/11/governo-do-rj-apresenta-pacote-de-medidas-para-combater-crise.html

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/alerj-reforca-seguranca-contra-protestos-cerca-palacio-com-arame-farpado-20430681.html 

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=22628 


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/11/1830423-policiais-e-aposentados-invadem-alerj-em-protesto-contra-governo-pezao.shtml

http://rvchudo.blogspot.com.br/2016/11/provocaram-terao-resposta.html

http://extra.globo.com/noticias/extra-extra/eboato-grades-da-alerj-nao-sao-eletrificadas-20466952.html