terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mundo: Donald Trump Presidente!




File:USA Flag Map.svgHoje o mundo acordou diferente, Trump virou presidente!

Contrariando pesquisas e previsões, ele derrotou Hillary Clinton e se tornou o 45º presidente  dos Estados Unidos.

O resultado das eleições parece mais claro se visualizado no mapa.

Para nós é bem difícil acreditar que, num país democrático, um candidato que tenha maioria de votos perca uma eleição mas é exatamente isso que aconteceu nos Estados Unidos.  

Hillary Clinton foi derrotada por Donald Trump. Ela perdeu a eleição apesar de ter recebido 337.636 votos a mais!   Isso acontece porque as eleições não são diretas!  Hillary ganha no voto popular mas perde no colégio eleitoral.

O país possui 50 estados e cada um deles tem vários distritos, sendo um total de 538 distritos.  Ocorre que, nem todos os estados tem o mesmo peso na eleição, uns valem mais do que os outros pela quantidade de votos que tem no Colégio Eleitoral.

O candidato vencedor em sua campanha fez várias afirmativas esquisitas. Agora aguardamos apreensivos pelas possíveis mudanças que foram promessas de campanha,  considerando entre elas a de banir muçulmanos, deportar imigrantes ilegais, construir um muro entre EUA e México, etc.

Há quem diga que até o Zé Carioca será deportado!  Só nos resta esperar e rezar para que ele não inicie a III Guerra Mundial, afinal ele estará guardando o temido botão vermelho!