domingo, 6 de março de 2016

Mundo: Fome X Desperdício de Alimentos

     Desde pequena vejo minha avó ensinando as pessoas a utilizar a casca da banana, a casca da laranja, a casca da batata, a borda verde da melancia, a casca de ovo torrada e moída para misturar na farofa como suplemento natural de cálcio! O angu de banana verde que hoje ficou famoso como biomassa de banana verde,  opera milagres na saúde de muitas pessoas há muitos anos!

     Você sabia que 1/3 da comida do mundo vai para o lixo?

     Você sabia que com esse "lixo" daria para alimentar 2 bilhões de pessoas?

     O desperdício de alimentos, quando milhões de pessoas passam fome no mundo, choca as pessoas e, atualmente, muitos especialistas em reaproveitamento de comida se tornaram ativistas contra o desperdício de alimentos.

     Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization of the United Nation)  jogamos fora cerca de 1,3 bilhão de toneladas por ano de alimentos, que seria suficiente para alimentar mais do que o dobro de pessoas que hoje passam fome! Isso equivale a um desperdício de 750 bilhões de dólares e, em recursos naturais, 250 quilômetros cúbicos de água.

     O desperdício acontece de diversas formas e em todos os lugares e isso pode ser evitado. Nos países pobres, muitos alimentos se perdem após a colheita, devido à falta de armazéns adequados, e de sistemas rodoviário e ferroviário inadequados ocasionando a dificuldade na distribuição, fala de sistema de refrigeração para a conservação dos alimentos, etc. Nos países ricos, o desperdício ocorre mais em etapas posteriores, quando os intermediários (varejistas) exibem produtos demais nas bancadas e os consumidores jogam fora alimentos e sobras que poderiam ser utilizados apenas por estarem "feios".

     Não podemos esquecer também o impacto ambiental gerado pelo desperdício de alimentos, pois na sua produção, utilizamos recursos como água, fertilizantes, sementes, pesticidas, combustíveis e a própria terra, entre tantos outros - quando se desperdiça os alimentos, também estamos desperdiçando todos esses recursos que foram gastos e ainda emitindo gases de efeito estufa desnecessários.

     O desperdício de alimentos é o 3o maior emissor de CO2 do mundo. A FAO estima que os alimentos desperdiçados correspondem à emissão de 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.




     O consumidor final tem um grande impacto nesse esquema de desperdício pois grande parte do descarte de alimentos acontece por não terem o tamanho, a cor, a doçura desejados ou apresentarem marcas, machucados, arranhões, queimaduras, rachaduras ou qualquer "defeitinho aparente".  São feios?  Sim, talvez sejam, mas deixaram de ser nutritivos?

     As bananinhas da foto ao lado seriam desperdiçadas no mercado: cacho pequeno, frutas pequenas - mas são doces e orgânicas!

     Você sabia que, "para a produção de 1 kg de banana são utilizados 500 litros de água (Water food print 2011)?  A casca corresponde de 30 a 40 % do peso, ou seja, a cada quilo de banana consumido, se jogarmos a casca fora estamos desperdiçando 200 litros de água?  1 Banana média pesa em torno de 120 g, ou seja, precisa de 60 litros de água para ser produzida e, quando jogamos a casca dela fora, estamos também jogando 24 litros de água que foram utilizados para essa banana ser produzida, o que daria para tomar 3 minutos de banho ou dar 2 descargas no banheiro ou lavar o rosto 2 vezes (Sabesp 2014)"


     Você já se perguntou o que o supermercado faz com toda a sobra que não compramos???  
     E os restaurantes?
     Porque esses alimentos não são doados?
     O que podemos fazer para reduzir o desperdício?

     A recuperação de alimentos descartados agora é um tema urgente que precisa ser discutido mundialmente.   








Fotos © Copyright  Ana Helena Barcellos

Fonte de Pesquisa:
National Geografic - Março 2016