terça-feira, 8 de março de 2016

Ciências: A Crise da Água - você sabe quanto de água você consome por dia?


     Há um ano atrás já falávamos da crise de falta de água que afeta o planeta.  Eu mesma registrei essa questão neste blog:  "Educação:  Terra, Planeta Água"

     Desde então, pouca coisa mudou. Precisamos continuar a debater sobre a má utilização da água, educar a população e apoiar novas campanhas sobre o uso consciente dos recursos  naturais e chamar à responsabilidade de cada cidadão no desenvolvimento sustentável do planeta, como a campanha "Menos é Mais"

     Apesar da grande abundância de água no planeta Terra (70% da superfície terrestre), a água própria para consumo é escassa, e precisamos lembrar que é um recurso natural cujo uso deve ser racionalizado e, que se não for preservado, poderá se esgotar.

     A quantidade e a qualidade da água estão sendo afetadas pela ação do homem especialmente pelas atividades industriais, ocupação urbana desordenada, agricultura, mineração, etc.

     Não basta somente fechar a torneira quando se escova os dentes ou reduzir o tempo do banho, precisamos evitar o desperdício de uma forma geral, inclusive o desperdício de alimentos.

     Você sabe o quanto de água você consome indiretamente por dia?

     As pessoas não usam água só para beber, comer ou lavar.  Precisamos da água para cultivar a comida e também na fabricação de roupas, carros e computadores. 

     Podemos ter uma ideia da quantidade da água necessária para produzir bens e serviços que usamos através da rede "Water FootPrint"   e sentir o peso da responsabilidade quando deixamos um prato de comida estragar ou jogamos fora alguma coisa que poderia ser utilizada ou reaproveitada.




     Saber o quanto gastamos de água é, no final, uma conta difícil, mas a verdade é que devemos sempre estar conscientes que evitando desperdício, também estamos economizando água!



Fontes:

http://www.waterfootprint.org
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/menos-e-mais-diz-globo-em-nova-campanha