Minha mãe e meu pai adoram ver os filmes de Jane Austen. São filmes que mostram a Inglaterra dos anos de 1700 a 1800.
Jane Austen. Fonte: wipikpedia. Site: www.janeausten.org
Notei grandes diferenças com a sociedade atual. Eles adoravam bailes, grandes caminhadas, fofocas e piano. Notei que nos filmes haviam muitas velas. É que naquela época não havia luz artificial.
A vida com as velas - trailer do filme "Emma"
A vida com as velas - trailer do filme "Orgulho e preconceito"
Outro dia meu amigo Leonardo, que quando eu era pequena me deu um macaco de pelúcia, como está de mudança, resolveu me dar um piano! O piano chegou aqui em casa e nós o colocamos na sala de jantar. O piano me lembrou os filmes de Jane Austen pois possui castiçais para a colocação de velas - é um piano francês, da marca Pleyel que tem mais de um século de existência!
Com isso, na postagem de ciências, resolvi dedicar uma homenagem ao cientista que leu luz ao mundo. Sem ela a vida deveria ser muito difícil. Thomas Edison foi o gênio que inventou a lâmpada. Antes dele vários outros tentaram construir fontes luminosas, mas eram ofuscantes, duravam pouco e produziam imenso calor, mas foi ele quem conseguiu inventar um dispositivo comercializável.
Um homem tão genial teve problemas escolares e passou a ser educado em casa por sua mãe. Tinha até um laboratório em casa.
Seu maior desafio foi buscar um metal que ficasse incandescente mas que não se fundisse com a energia elétrica. O metal deveria ficar dentro de um vidro isolado de oxigênio para evitar a combustão.
Thomas Edison era considerado um executor pois não inventava apenas, mas buscava realizações. (www.e-biografias.net/thomas_edison/)
Ele foi o verdadeiro gênio da lâmpada!