Tudo o que aparece de novo é interessante e nós ficamos logo com vontade de comprar. A minha mãe disse que isso se chama consumismo e que deve ser controlado.
Ela me explicou que o consumismo fere o desenvolvimento sustentável e causa danos à natureza. Cidadania é proteger a natureza e o futuro da nação.
Antigamente as pessoas eram valorizadas pela força e suas características físicas. Hoje em dia, as pessoas são mais valorizadas pelo que tem, e não pelo que são.
De acordo com o artigo que eu li no site http://www.infoescola.com/psicologia/consumismo, o consumismo é gerado pela mídia que busca o lucro para a sociedade capitalista (que se preocupa em ganhar dinheiro).
As propagandas fazem com que não compremos apenas o que precisamos para viver, mas o que é mais bonito, mais legal, mais novo. As pessoas de hoje precisam de novidades constantes. É por isso que a Apple tem sempre um produto novo. Assim, quem tem um iPhone 4 já está de olho no iPhone 5. No entanto, já foram lançados outros tipos de iPhone.
O problema é que esse ciclo de consumo gera muito lixo. E para onde vai todo o lixo consumido?
Continua no nosso planeta.
De acordo com o portal do consumidor, o consumo e o lixo têm aumentado, mas com a conscientização de que o lixo é um problema de todos o Brasil tem aderido à reciclagem.
O interessante é que ao se conscientizar e separar o lixo para reciclagem, a gente começa a refletir sobre o que consumimos e quanto lixo geramos.
Assim, passamos a nos preocupar com o que consumimos.
Afinal, o que fazer com todos os celulares que trocamos?
Não podemos jogá-los em qualquer lugar, pois pode causar poluição. A bateria é pior ainda.
No Brasil, existe uma lei desde 2010 que criou a responsabilidade compartilhada pelos resíduos de lixo (isso é, o lixo gerado pelo consumo). Ela traz a proposta de mudança nos hábitos de consumo: http://www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos.
Então, todos somos responsáveis pelo lixo.
Os fornecedores, a sociedade e o governo.
Ao governo cabe fiscalizar e conscientizar. A sociedade deve consumir com consciência e os fornecedores devem solucionar o problema do lixo. É isso mesmo. Podemos entregar todas as garrafas pet no supermercado para que ele entregue à indústria de refrigerante, pois é ela que deve se livrar do lixo que criou. Quem fica com o lucro é que deve se preocupar em reutilizar, reciclar ou dar a destinação ambiental adequada ao lixo.
Temos que ter a consciência de reciclar (fonte: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/)
O portal do consumidor dá algumas dicas sobre como cuidar do lixo e onde jogá-lo fora.
Se não tratarmos do lixo, o mundo ficará afundado nele! (fonte: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/06/a-sociedade-do-lixo.html)
Símbolos para coleta seletiva: Papel, plástico, metal e vidro
Então, vamos cuidar muito bem do planeta, reciclando ou retornando o lixo no local correto!