domingo, 18 de maio de 2014

Educação - Música

     Todo mundo gosta de uma boa música. Ela serve para nos acalmar quando estamos nervosos. Serve para alegrar e também para nos divertir. Não existe festa sem música. Afinal todo o momento é mais interessante quando há uma trilha sonora.
 
     As aulas de música começaram a ser obrigatórias nas escolas. Esta mudança tem como objetivo desenvolver criatividade, sensibilidade e interação. O estudo da música traz vários benefícios para o aluno. Ela trabalha a memória. Tanto que conseguimos decorar mais fácil as matérias da escola quando fazemos paródias.
 
     Também temos o trabalho em equipe, já que para tocar em conjunto é necessário que cada um escute o outro. Ouça com atenção como o companheiro está tocando, o momento certo de entrar, com a altura correta, para que a música fique harmoniosa.
 
     Outra característica importante é a paciência e determinação. São necessárias muitas horas de estudo para conseguir tocar bem. Primeiro deve ler e entender a partitura e depois treinar bastante. Como tudo na vida demora bastante tempo para se aprender a tocar bem um instrumento, e conseguir ler a partitura rapidamente.
 
     Tem muitas outras coisas, como o aumento da concentração. Esta é necessária para que a gente esteja sempre atento as mudanças de velocidade e de intensidade. Também se aprende a escutar e a sentir. Não basta tocar certo todas as notas, tem que ter emoção.

      Mas a mais importante de todas, eu acho, é para aliviar o stress. Sempre que estou preocupada com alguma coisa, é só ouvir uma musiquinha para ficar mais relaxada. O meu telefone tem muitas músicas que eu escuto sempre.
    
     Existem várias formas de fazer música. Tem gente que toca até numa caixinha de fósforo. Eu mesmo já toquei vários instrumentos musicais. Alguns, inclusive improvisados, como um bambu com arroz dentro que faz um som de água que nos dá tranquilidade.



     Para começar a aprender música basta saber as sete notas musicais e os tempos corretos. Gosto de duas músicas que falam sobre o aprendizado da música. Uma eu já até cantei em uma audição de música.




     A primeira é a do filme " A noviça rebelde" e em inglês se chama "The Sound of Music" e em português "Dó ré mi"




 
 A que eu já cantei é "Minha Canção" de Chico Buarque que também ensina as notas musicais.
    





Fontes:

Educar para crescer
Benefícios de aprender música