sábado, 17 de maio de 2014

Cidadania. Brasília - A capital Federal


Brasília é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal desde 1960.  É a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

Desde a primeira constituição da república (1891), já estava prevista a mudança da Capital Federal do Rio de Janeiro para o interior do país, que deveria se localizar no Planalto Central . Tinha como objetivo dar maior segurança a Capital. Também procurava povoar e desenvolver o interior do país

A cidade começou a ser planejada em 1956 pelo urbanista Lucio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer  e depois inaugurada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek que falou:  "Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".



 
O plano urbanístico da cidade, popularmente conhecido como "Plano Piloto", elaborado por Lucio Costa, vencedor do concurso para o projeto urbanístico da capital em 1957, foi inspirado no sinal da Cruz e, visto de cima, se assemelha ao formato de um avião  - constituído basicamente no Eixo Rodoviário ("Eixão") no sentido norte-sul, e Eixo Monumental no sentido leste-oeste.


O Lago Paranoá - um lago artificial de 48 km2, formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, foi construído para aumentar a umidade em razão do clima ser muito seco.


 


O Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, local de trabalho do Presidente da República e foi inaugurado em 1960.









 
O acesso principal é feito pela famosa rampa. É um local de grande valor simbólico, por onde passam o Presidente, o Vice Presidente no dia em que tomam posse e  por onde os chefes de Estado são recebidos pelo Presidente da República nas visitas oficiais.
O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República - projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1958.  Está localizado às margens do Lago Paranoá,  ao lado do Palácio do Jaburu, residência oficial do Vice Presidente.
O Congresso Nacional - também projetado por Oscar  Niemeyer - é a sede do Poder Legislativo.  Os prédios em forma de "H" tem 28 andares.  Nas cúpulas, se localizam os plenários -  a convexa pertence à Câmara dos Deputados e a côncava pertence ao Senado Federal.


Palácio da Justiça - sede do Ministério da Justiça, projeto de Oscar Niemeyer, assemelha-se ao Palácio do Itamaraty, em sua fachada principal possui um espelho d´água e cascatas artificiais que correm por calhas de concreto.
Supremo Tribunal Federal, o maior tribunal do país, é um projeto de Oscar Niemeyer, com colunas externas que seguem o mesmo modelo do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada. Na frente do prédio do STF existe uma famosa escultura de Alfredo Ceschiatti: "A Justiça".





 O Palácio do Itamaraty - sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Palácio dos Arcos, foi projetado por Oscar Niemayer e inaugurado em 1970  e possui o maior hall sem colunas do mundo com uma área de 2.800m2.




 




Praça dos Três Poderes, idealizada por Lucio Costa e projetada por Oscar Niemayer é um espaço cívico que fica entre os Três Poderes da República: O Congresso Nacional (sede do Poder Legislativo) ao centro, o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) ao norte e o Supremo Tribunal Federal (sede do Poder Judiciário) ao sul.    A escultura ao lado, de Bruno Giorgi, chamada "Os Guerreiros" é um dos símbolos de Brasília.







 



O Memorial JK é um museu projetado por Oscar Niemeyer dedicado ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade de Brasília.  Neste Memorial está enterrado o corpo de JK  e diversos objetos pessoais do presidente e de sua esposa Sarah Kubitschek.










 O Museu Nacional de Brasília é uma enorme cúpula na entrada da Esplanada dos Ministérios. Obviamente, o projeto é uma obra de Oscar Niemayer.  É   integrante do Conjunto Cultural da República,. Colocou Brasília no circuito internacional das artes. É um espaço que recebe exposições de artistas importantes, palestras, mostras de filmes, seminários e outros eventos.







 A Biblioteca Nacional, que fica bem ao lado do Museu Nacional e são cercados por um grande espaço livre que vira área de lazer aos finais de semana.




 A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água.
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iBuQD1W8.dpuf
O Museu Nacional é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iBuQD1W8.dpuf








Estádio Mané Garrincha - Estádio Nacional de Brasília.







Brasília é a maior cidade construída no séc. XX.  Suas características  garantiram a cidade o título de primeiro bem moderno inscrito pela UNESCO na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987. A sua construção levou crescimento e desenvolvimento ao interior do país.   Hoje é o palco das grandes decisões e preocupações com a população brasileira. Estou doida para conhecer Brasília!

Fotos:
© Consuelo Martin

Fonte de Pesquisa:
Veredas de Brasília - As expedições Geográficas em Busca de um Sonho 
Histórias da Cidade - Veja Brasília
Construção de Brasília
Brasília - Patrimônio Cultural
Pontos Turísticos de Brasília
Só Noticia boa - Band


- See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/pontos-turisticos/#sthash.iY7lh3Qy.dpuf
O Estádio Nacional de Brasília, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília ou simplesmente Mané Garrincha - See more at: http://www.soubrasilia.com/brasilia/estadio-nacional-mane-garrincha/#sthash.xs7xHuZR.dpuf