segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cidadania: Praça Adaptada



Praça Iaiá Garcia, na Ribeira

     A praça é um lugar de alegria e diversão. Serve para o lazer de toda a comunidade. É um lugar de encontro e interação.  Deve ser um espaço democrático para atender as pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos, idosos, com deficiência ou não.  Muitas pessoas dependem dos espaços públicos para desfrutar  de momentos de lazer e praticar esportes, por isso o ambiente precisa ser acessível, adaptado e seguro. Praças são espaços de inclusão, socialização e de exercício de cidadania!

     Brincar é um direito de todos mas, infelizmente,  nem sempre é algo acessível para todos.  

     Toda criança tem o direito ao lazer!  Toda criança tem direito a usar os brinquedos da pracinha. Não é muito triste saber que as crianças com deficiência não podem usar os brinquedos da pracinha porque eles não são adaptados?

     Precisamos pensar nas pessoas com deficiência, são cidadãos como todos os outros, e precisam que a prefeitura faça sua parte. 

     Mas o que é uma praça adaptada? A praça adaptada é uma praça totalmente acessível para pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, inclusive deficiência visual.


Modelo de gangorra adaptada.

     Recentemente foi inaugurada uma praça adaptada em Curitiba, no Paraná.

     Se você quer saber mais sobre praças adaptadas, recomendo a leitura dos seguintes artigos:


     Recentemente a Prefeitura do Rio de Janeiro espalhou a chamada "academia da terceira idade" em várias praças, o que foi uma ótima ideia. Afinal a praça também deve incluir as pessoas idosas. Agora esperamos que o mesmo ocorra com as crianças que possuem algum tipo de dificuldade com a chegada dos brinquedos adaptados!

     No dia 22 de maio, participei de um evento inclusivo realizado na Praça Iaiá Garcia, na Ribeira, o Piquenique Inclusivo.

     O Evento foi organizado por vários movimentos sociais: Tudo Bem Ser Diferente, #PraçaAdaptada, Trissomia do Amor 21, Life Down RJ e Ame Down, não só para reunir famílias de crianças com deficiência, mas também para chamar atenção do Estado e da comunidade para a importância dos espaços públicos para a qualidade de vida da população em geral.



     Participo do movimento "Tudo Bem Ser Diferente" há muitos anos, um movimento que luta contra todo tipo de preconceito  e pela inclusão de pessoas com deficiência. Uma das lutas do movimento é pela adaptação das praças para permitir o lazer das pessoas com deficiência, inclusive das crianças que precisam muito de estímulos, de sol, ar puro, atividades esportivas e, também, do convívio social.
    

.

     Confira mais fotos do piquenique inclusivo, assine o abaixo assinado, participe do movimento. Participar é também exercer nossa cidadania!

#tudobemserdiferente
#praçaadaptada