terça-feira, 26 de maio de 2015

Saúde: Obesidade Infantil

     Estava vendo algumas fotos antigas da fazenda com a minha bisavó e achamos esta aqui, que me fez pensar sobre saúde.


       Um assunto que tem chamado atenção de todos é a OBESIDADE.




         Diariamente assistimos propagandas na TV alertando sobre a crescente obesidade no Brasil.

     Um comercial muito inteligente de um Plano de saúde reproduz uma cena familiar onde a preocupação de uma mãe com a "junk food" oferecida ao cachorro enquanto o próprio filho se entope exatamente com essa comida que ela não deseja que seja oferecida ao cão!



     Em outro comercial, a crítica demonstra que o comportamento alimentar dos filhos é espelhado nos hábitos da própria família:


     Atualmente, no Brasil, dois terços dos brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade, ou seja,  6 de cada 10 pessoas!

     E o que é Obesidade? Obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado, normalmente, pela ingestão de alimentos em quantidade maior do que a necessária -  um consumo maior de calorias do que aquelas  que são gastas por nós para manutenção da vida e realização das atividades diárias - essa energia que sobra é acumulada em gordura, que só vai aumentando, e pode ocasionar outros problemas de saúde e até a morte.

     Há muitos anos atrás, as pessoas valorizavam os bebês gordinhos e netos gordinhos era a alegria das avós pois criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável - mas existe uma explicação científica para isso:  na época em que não existiam antibióticos, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos de infância.

    Hoje em dia um bebê gorducho não é sinônimo de saúde, mas de preocupação. O leite materno já possui todos os nutrientes necessários ao bebê. Segundo a minha avó e outros pediatras, adicionar farinha ou amido de milho ao leite pode causar obesidade. Muitas mães fazem pensando em dormir uma noite tranquila. Afinal o alimento é mais pesado e o bebê não acorda com fome. Minha vó compara a comer uma feijoada.

     A obesidade é um problema sério de saúde especialmente a obesidade infantil que se alastra pelo mundo por causa dos maus hábitos alimentares (fast foods, salgadinhos e guloseimas) associados ao sedentarismo (longas horas de TV ou videogame ao invés da prática saudável de esportes).

     As pessoas precisam lembrar que não se trata somente de se preocupar com aparência, é uma questão de saúde, crianças com excesso de peso apresentam alterações nos níveis de colesterol, glicose, além de virarem alvo de discriminação dos colegas e alvo de brincadeiras de mau gosto na escola.

     O mais importante é que  a criança aprende com o que vive.  Para ela comer de forma saudável e se exercitar, é importante a mudança de hábitos de toda a família:  refeições balanceadas e estímulo à prática de atividade física.


Fontes:

http://drauziovarella.com.br/crianca-2/obesidade-infantil/
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI265866-15064,00.html
http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=277&cat=5