Meu avô trouxe ovos da fazenda... lindos! Alguns eram de galinha e outros eram diferentes, enormes: ovos de gansa!
Fiquei pensando porque é difícil encontrar outros tipos de ovos para vender. Só vemos ovos de galinha e de codorna. Será que podemos comer outros tipos de ovos? Encontrei a resposta num artigo na Revista SuperInteressante cujo título trazia exatamente esta pergunta: "Os Ovos de Todas as Aves são Comestíveis?"
Nós compramos ovos de galinha e ovos de codorna no supermercado. Também já ouvi histórias sobre os benefícios de ovos de pata para crianças alérgicas.
Segundo o artigo, o diretor do Instituto dos Ovos do Brasil informa que nós só não comemos outras variedades de ovos pela dificuldade de produção - usamos somente das aves mais produtivas: uma galinha bota até 300 ovos por ano.
Uma pesquisadora do Laboratório de Patologia Avícola do Instituto Biológico, também mencionada no artigo diz que a composição nutricional do ovo é a mesma (um ovo tem tudo o que uma ave nova precisa para nascer), o que muda é o tamanho e a cor.
Atenção, o ovo de gansa é tão grande que equivale a 3 ovos de galinha, então podemos fazer um omelete com apenas 1 ovo!
Bom, como é mesmo aquele ditado??? "quando se consegue um ovo, se faz uma omelete!" - eu já fiz o meu e ainda postei uma receita especial de Omelete de Ovo de Gansa no meu Blog "Cozinhando com a Vovozinha"