sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A luz de Thomas Edison

     Minha mãe e meu pai adoram ver os filmes de Jane Austen. São filmes que mostram a Inglaterra dos anos de 1700 a 1800.

Ficheiro:CassandraAusten-JaneAusten(c.1810).jpg
 
Jane Austen. Fonte: wipikpedia. Site: www.janeausten.org


     Notei grandes diferenças com a sociedade atual. Eles adoravam bailes, grandes caminhadas, fofocas e piano. Notei que nos filmes haviam muitas velas. É que naquela época não havia luz artificial.
 
 
A vida com as velas - trailer do filme "Emma"
 
 
A vida com as velas - trailer do filme "Orgulho e preconceito"
 

     Outro dia meu amigo Leonardo, que quando eu era pequena me deu um macaco de pelúcia, como está de mudança, resolveu me dar um piano! O piano chegou aqui em casa e nós o colocamos na sala de jantar. O piano me lembrou os filmes de Jane Austen pois possui castiçais para a colocação de velas - é um piano francês, da marca Pleyel que tem mais de um século de existência!

O meu piano com castiçais

     Com isso, na postagem de ciências, resolvi dedicar uma homenagem ao cientista que leu luz ao mundo. Sem ela a vida deveria ser muito difícil. Thomas Edison foi o gênio que inventou a lâmpada. Antes dele vários outros tentaram construir fontes luminosas, mas eram ofuscantes, duravam pouco e produziam imenso calor, mas foi ele quem conseguiu inventar um dispositivo comercializável.


Thomas Edison2.jpg   Ficheiro:Light bulb.png   
Thomas Edison, e o projeto da lâmpada incandescente original e atual. Fonte: wikipedia

     Um homem tão genial teve problemas escolares e passou a ser educado em casa por sua mãe. Tinha até um laboratório em casa.

     Seu maior desafio foi buscar um metal que ficasse incandescente mas que não se fundisse com a energia elétrica. O metal deveria ficar dentro de um vidro isolado de oxigênio para evitar a combustão.

     Thomas Edison era considerado um executor pois não inventava apenas, mas buscava realizações. (www.e-biografias.net/thomas_edison/)

     Ele foi o verdadeiro gênio da lâmpada!