quarta-feira, 22 de abril de 2015

Saúde: Unhas



  
   As meninas costumam ser muito vaidosas. Arrumamos o cabelo. Adoramos um batom e nada é mais legal do que pintar as unhas. São muitos os estilos, os tamanhos e as cores. No entanto, as unhas também precisam de cuidados. Afinal a unha pode ser um sinal de saúde!!!!

     Apesar de fazer parte da nossa vaidade a unha na verdade tem função de proteção dos nossos dedos e devem estar sempre bem cuidadas.

      Pois é! O aspecto da unha pode indicar como anda a nossa saúde. Muitas pessoas costumam dizer que quando aparece uma manchinha branca na unha é porque a pessoa contou uma mentira. Na verdade a manchinha na unha pode indicar falta de vitamina.

     A sua coloração e textura também podem indicar a existência de doenças cardiovasculares ou pulmonares.

     Neste artigo " Aspecto das unhas pode indicar como vai a saúde do corpo" existe uma tabela que relaciona os aspectos da unha com as possíveis doenças. Este outro artigo "8 coisas que as nossas unhas podem dizer sobre a nossa saúde" apresenta várias fotos sobre os aspectos da unha de doentes.










    Como as unhas são muito importantes devemos tomar cuidado com elas. Por exemplo, não se deve arrancar as cutículas com alicate. O melhor é hidratá-las e empurrá-las com a espátula, removendo somente o excesso. Também não devemos usar esmalte o tempo todo. A unha precisa de uma folga, de vez em quando. Afinal os esmaltes possuem agentes químicos que podem danificar suas unhas. Já para que suas unhas fiquem fortes o melhor é ter uma dieta balanceada rica em cálcio, proteína e vitamina A. A gente consegue mais informações Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Te Contei?: O mundo do Cosplay

     Não é carnaval! É Cosplay! Todo mundo vestido de personagem de desenho! Que legal!


Foto: http://www.kotaku.com.br/esses-japoneses-realmente-levam-o-cosplay-a-serio
/

     O Cosplay - do japonês Kosupure -   é uma palavra originada de Costume Roleplay, que nada mais é do que o ato de fantasiar-se ou disfarçar-se de algum personagem. Quem pratica o Cosplay é chamado de cosplayer. No início, buscava-se apenas criar sua própria fantasia ou personagem mas atualmente a ideia principal dos cosplayers é interpretar algum personagem já existente na ficção, como um herói de um filme ou quadrinho, ou um personagem de anime ou mangá.

     A prática do Cosplay começou em 1939, durante a primeira edição da Worldcon quando um fanático por ficção científica criou uma fantasia chamada futurecostume, baseada na época no filme "Things to Come".

     Os primeiros cosplays de mangá/anime surgiram nos anos 70, nos Estados Unidos e chegaram ao Japão na década de 80, popularizando-se e tornando-se muito comum durante as Comic Markets criadas a partir de 1975.

     Atualmente, com a popularização do anime, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, sobretudo com as pessoas inspirando-se nos desenhos, filmes e animes para criar as roupas de seus personagens de ficção.

     No Japão foi criado um evento tradicional chamado World Cosplay Championship, que recebe cosplayers de todo o mundo, incluindo fãs de mangás, livros, filmes, jogos eletrônicos e RPG (role playing games)

     O mundo dos animes e do mangá vem tomando bastante espaço na cultura ocidental. Os eventos e os cosplayers já são tradicionais nos Estados Unidos (como a New York Comic Con e a Anahein WonderCon 2015)



     Algumas pessoas consideram esta prática como um hobby mas outros encaram como um estilo de vida, alguns produzem suas próprias fantasias com riqueza de detalhes e participam de eventos, o que transforma a prática do Cosplay em um mecanismo de interação social pois aproxima pessoas com os mesmos interesses.

     Nas fotos, eu me inspirei nos Caçadores de Sombras dos filmes "Instrumentos Mortais - Cidade das Sombras" para criar minha fantasia.  É muito divertido!!!


     No Brasil, temos encontros e concursos de cosplayers. Os maiores eventos são o AnimeFriends (www.animefreinds.com.br), e também o AnimeDreams (www.animedreams.com.br), que ocorrem em São Paulo.




Em julho acontece o Anime Friends, um dos maiores eventos sobre animes, mangás e cultura japonesa do país, que acontece desde 2003.  Atualmente reúne um público de mais de 120 mil pessoas, com caravanas vindas de vários lugares do país e também de outros países da América Latina. O evento oferece shows, workshops, cursos, stands e lojas de produtos específicos, além de concurso de Cosplay.

     O Brasil Comic Con (brasilcomiccon.com.br/site), que também ocorre em São Paulo, e o animextreme (www.animextreme.com.br), que ocorre no Rio Grande do Sul, possuem concursos e diversos eventos como apresentações de música, arena de games, e presença de blogueiros e youtubers, desenhistas, cartunistas, dubladores, atores, ilustradores, e é claro cosplayers famosos!



Convidados do animextreme

     No Rio de Janeiro, tivemos o Anmie Family, que em 2014 ocorreu em Piedade, entre 13 e 14 de dezembro (www.animefamily.com.br), com concurso de cosplay, stands com mangás, animekê (karaokê com músicas de anime), concurso de jogos, além da presença de artistas e dubladores.



     De acordo com os informativos nos sites, os organizadores dos eventos se preocupam com a segurança e bem estar dos convidados e participantes, já que o evento tem por principal finalidade a diversão familiar, e assim são impedidas de entrar pessoas portando armas exceto que sejam réplicas em material leve (isopor, plástico), pessoas com bebidas alcoólicas, além de serem proibidas aglomerações e mesmo simulações de lutas entre os cosplayers, que não façam parte de uma das exibições do evento. Então, deve ser um evento bem legal para curtir com os amigos!


Fontes:
http://www.worldcosplaysummit.jp/en/
http://www.cosplaybr.com.br/site/
http://www.cosplay.com/



Mundo: Samurai

     Estava assistindo a um dos meus animes preferidos, e não pude deixar de falar sobre o... Samurai!

     O Samurai é sinônimo de guerreiro muito honrado no Japão, que possui grande habilidade com a sua espada.

O Samurai, com sua vestimenta típica. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samurai



 
Imagem com traje de luta samurai. Exposição de guerreiros samurais, no Barra Shopping


     O Samurai era o soldado Japonês originário dos séculos VIII ao XIX. O samurai era conhecido por ser um soldado com moral muito rígida e honrada, e suas virtudes eram a disciplina e a habilidade com a espada.

     O Samurai inicialmente fazia serviço de coleta de impostos, e serviços civis do império. Mais tarde, no século X, foi oficializado o nome de "samurai", que passou a defender o império. Inicialmente, qualquer cidadão podia se tornar um samurai, bastando para isso aprender a arte Kobudo (artes marciais), e ser contratado por um senhor feudal. Entretanto, no século XVI, os samurais tornaram-se uma casta social, e assim, o título de samurai começou a ser passado de pai para filho.

     Após a reforma do império (era Meiji), no século XIX, a classe dos samurais foi abolida, passando os saturais a constituir parte do exército do império.

     Entretanto, sua influência persiste até hoje na cultura japonesa, devido ao código de honra e disciplina dos samurais. Para o samurai, qualquer erro que manchasse a honra de seu nome, era punido com o seppuku (mais conhecido como haraquiri no mundo ocidental), que na verdade era uma cerimônia que consistia em cortar o abdômen com a espada curta, da esquerda para o centro, e depois para cima, sofrendo assim uma morte lenta e dolorosa, entretanto honrosa.

Xilogravura japonesa mostrando o ritual do seppuku (fonte: Wikipedia)

     Devido a esse sentimento de que a honra deveria estar acima da vida, e que a morte perpetuava a existência da honra de seu nome, os samurais eram terríveis em combate, pois eram determinados no campo de batalha, e muitas vezes se jogavam contra seus inimigos sem temer a morte.

Réplica de traje de luta de um samurai. Exposição de guerreiros samurais, no Barra Shopping

     O samurai seguia o bushidô (caminho do guerreiro), que era o código de honra não escrito, passado nos ensinamentos das artes marciais. As armas utilizadas eram a katana (espada longa), a wakizashi (espada curta), sabiam o manejo do arco-e-flecha, e usavam bastões e lanças, e a kusarigama (foice e corrente).

  
 A katana e a wakizashi. Foto da exposição Guerreiros - os maiores da História no Barra Shopping


     Os samurais também se importavam com a vida espiritual, e nessa busca encontravam o zen-budismo como um caminho que conduzia a calma e harmonia.

     Em muitos animes japoneses podemos observar como são retratados esses aspectos de honra, verdade e moral, e um dos que eu mais gosto é o Samurai-X, de Noburiho Watsuki, que me inspirou a escrever este blog.





   




terça-feira, 14 de abril de 2015

Cidadania: Coxinhas


      Eu adoro aquele salgadinho chamado coxinha. Quem não gosta? mas agora tenho ouvido a palavra coxinha se referido a outra coisa.

A revolta dos coxinhas. Fonte: http://www.sul21.com.br/jornal


     Nós estamos vivendo um momento histórico. Varias pessoas participaram de manifestações ano passado e este ano por que estão insatisfeitos com o que está acontecendo no país. O engraçado destas manifestações é que as pessoas não possuem a mesma ideia. Alguns querem mostrar que esperam mudanças. Outros exigem que a Presidenta entregue seu cargo e há até quem peça o retorno da ditatura! pode?
   
   Deus me livre! já ouvi falar que na ditadura não há liberdade e que o Brasil já passou por isso!!!! Então Deus me livre mesmo, pois eu gosto de ser livre.

    O mais interessante é que nestes movimentos começaram a dar um novo significado para a palavra coxinha. O jornal a Folha de São Paulo informa que se trata de uma gíria paulista de origem desconhecida, mas se refere a  um  cara meio almofadinha. O coxinha então seria um cara arrumadinho, playboy, que gosta de coisas caras e de ter um status social mais elevado.


     Na verdade a gíria começou a ser utilizada para criticar as pessoas que foram as ruas contra o governo petista que possui vários fãs muito calorosos e por considerar que as manifestações são feitas por pessoas da elite, conforme artigo "Pelo direito de manifestação dos coxinhas".
     De acordo com o jornal Estadão as manifestações de 15 de março não apresentavam a bandeira de qualquer partido. As pessoas estavam vestidas de verde e amarelo. O ato foi o maior realizado desde o movimento pelas eleições diretas em 1984. Assim foi considerado a maior expressão de cidadania desde o fim da ditadura.
Imagens das manifestações. Fonte: www.otempo.com.br
     Afinal, pobre ou rico, trabalhador ou empregador, coxinha ou pastelzinho, se somos todos brasileiros, devemos lutar por um Brasil melhor.





Cultura: Rock in Rio


     Nesse ano o Rock in Rio comemora 30 anos, pra quem gosta de música vai ser demais!







     "Se a vida começasse agora. E o mundo fosse nosso outra vez, E a gente não parasse mais de cantar...de sonhar..."

     O primeiro Rock in Rio foi em 1985, e foi o maior evento musical da América do Sul. Para este festival, que durou 10 dias de muita música, foi criada a Cidade do Rock, em Jacarepaguá, um espaço bem grande para acolher quase 1 milhão e meio de pessoas! O Rock in Rio ficou conhecido mundialmente desde então, contando com diversos grupos musicais nacionais e internacionais.

     O segundo Rock in Rio aconteceu em 1991, no estádio do Maracanã, que naquela época era o maior estádio do mundo. O show do grupo internacional A-ha estourou como um recorde de bilheteria - quase 200 mil ingressos. Também teve a presença de diversas outras bandas de rock.

     Para o terceiro Rock in Rio, em 2001, uma nova Cidade do Rock foi construída, com uma capacidade ainda maior que a anterior. Neste festival, nasceu o projeto "Por um Mundo Melhor", com a proposta de reflexão sobre o que se pode fazer para transformar o planeta em um mundo melhor, com espaço para discussões sociais, ambientais, da educação e de cidadania. Alguns palcos foram dedicados a uma música mais étnica e a novas músicas brasileiras.

     Conheça mais sobre o projeto "Por um Mundo Melhor" e como o projeto tem atuado, investindo parte da renda do festival em projetos sociais.

     O Rock in Rio deixou de ser apenas um evento musical para se tornar o maior festival de música e entretenimento do mundo!

     A partir daí, este festival se internacionalizou, passando também a ser realizado em Portugal e na Espanha e, neste ano, será feito no Rio de Janeiro e em Las Vegas, nos Estados Unidos, contando com bandas que já se apresentaram em outras edições (como o Metallica, o A-ha), cantores consagrados (como o Elton John) e também bandas novas, além de cantores nacionais tradicionais, como o Lulu Santos. Vão ser sete dias de muita música!


ANO
NOME
CIDADE
PAÍS
1985
Rock in Rio
Rio de Janeiro
Brasil
1991
Rock in Rio II
Rio de Janeiro
Brasil
2001
Rock in Rio III
Rio de Janeiro
Brasil
2004
Rock in Rio Lisboa
Lisboa
Portugal
2006
Rock in Rio Lisboa II
Lisboa
Portugal
2008
Rock in Rio Lisboa III
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid
Madri
Espanha
2010
Rock in Rio Lisboa IV
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid II
Madri
Espanha
2011
Rock in Rio IV
Rio de Janeiro
Brasil
2012
Rock in Rio Lisboa V
Lisboa
Portugal
Rock in Rio Madrid III
Madri
Espanha
2013
Rock in Rio V
Rio de Janeiro
Brasil
2014
Rock in Rio Lisboa VI
Lisboa
Portugal
2015
Rock in Rio Las Vegas
Las Vegas
EUA
Rock in Rio VI
Rio de Janeiro
Brasil


     O Rock in Rio está agora entre os maiores festivais do mundo, junto de outros como o festival de Glastonbury, no Reino Unido, o Austin City Limits, no Texas, o festival Lollapalooza de Chicago, e o festival Tomorrowland, na Bélgica, entre outros. E viva o rock!





quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ciências: Constelações



     Basta olhar para o céu numa noite limpa e de lua nova, para vermos quantas estrelas existem lá em cima. Até onde a vista alcança e mais além!  O céu é uma coisa fascinante. Vemos o quanto somos pequenos, apenas uma poeirinha nesse imenso espaço que nos rodeia!


As estrelas de Órion são as mais fáceis de identificar, à noite. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

     As estrelas da constelação de Orion ( O Caçador) são as mais fáceis de se encontrar. As três estrelas do centro (que formam o "cinturão") são as Três Marias e outras quatro estrelas mais brilhantes que ficam em volta delas. Seguindo em linha reta essas três estrelas, chega-se à estrela Sírius, na constelação vizinha (Cão Maior), que é a estrela mais brilhante do céu.

     O mais legal é olhar para o céu e imaginar desenhos, formados pelas estrelas, que nem o jogo de unir os pontos.

     Na verdade, o homem sempre observou as estrelas, desde a antiguidade e provavelmente até antes. As estrelas eram utilizadas na navegação, para se encontrar o rumo certo, assim como para auxiliar a identificar as estações do ano, e também eram relacionadas a divindades e a rituais.

     Com a observação do céu e das estrelas, o ser humano passou a identificar e catalogar as estrelas, assim como a agrupá-las, formando assim as constelações que conhecemos hoje, e que representam literalmente desenhos no céu.

     As constelações, antigamente, eram associadas a eventos religiosos e de plantio e colheita, e também marcavam as estações. A constelação de Escorpião, por exemplo, marca o inverno no hemisfério sul, e é visível no mês junho na maior parte desse hemisfério. Outras constelações que são importantes, são as que ficam próximas da linha do zodíaco, pois, ao longo do ano, essas constelações vão se alternando no céu noturno.

     Foi Aristóteles quem definiu a faixa do Zodíaco, onde a divisão das 12 constelações, por onde o sol passa, foi identificada: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Hoje em dia, consideram-se 13 divisões, com a constelação de Ofíuco entre 1 de dezembro e 18 de dezembro, "pegando uma parte" do espaço que era de Sagitário.

Os signos do zodíaco. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

O Sol passando pelo zodíaco. Fonte: http://astro.if.ufrgs.br/const.htm


     Esse movimento, que na verdade é o movimento da Terra em relação ao Sol, e que nos dá a impressão que o céu vai mudando, foi a base para o estudo de antigos sábios, profetas, astrólogos e astrônomos, relacionando a passagem do sol, pelas constelações do zodíaco, aos eventos cotidianos e ao nascimento das pessoas.

As constelações - fonte: www.astronoo.com

     Hoje em dia os cientistas olham para o céu e tentam descobrir a origem do universo, e continuam a estudar as estrelas e os fenômenos que ocorrem entre elas. No entanto, as estrelas também são fonte de inspiração para escritores, poetas e músicos, e também é tema bastante popular de filmes, desenhos, animes, e jogos, como a série dos Cavaleiros do Zodíaco, que literalmente dá asas para a imaginação!




    No site do INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais), temos também um mapa celeste bem legal, e também ótimas fotos de estrelas, constelações e outros objetos celestes (nebulosas, etc). E no site http://astro.if.ufrgs.br/const.htm, temos os nomes das constelações e a divisão da faixa do zodíaco com as 13 constelações pelos dias do ano, incluindo assim o signo de ofiúco para os nascidos entre 1º a 18 de dezembro.