terça-feira, 23 de abril de 2013

A escola dos professores

       Para falar sobre educação achei melhor pesquisar sobre um tema comum a todas as disciplinas: o professor.
 
       Não há figura mais importante na educação do que aquele que ensina.
 
       Para ser professor tem que estudar muito. Logo no final do ensino fundamental pode-se optar por fazer o curso normal. Este curso é um curso de ensino médio para quem quer ser professor. A escola normal é destinada a formar professores da educação infantil e dos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Já os graduados em licenciatura e pedagogia podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica.
 
 
     Afinal de contas, para ensinar é preciso aprender.

     A todo tempo escutamos palavras como didática e pedagogia, mas nunca procuramos saber o seu real significado.
 
     Didática é a arte ou técnica de ensinar, isto significa que ensinar é uma arte. O termo didática foi criado por Comenius em sua obra Didática Magna (1657). A didática é uma disciplina da pedagogia que é a ciência da educação. A didática é disciplina fundamental no curso de formação de professores.




       É isso mesmo! Para ser professor não basta saber bastante sobre a matéria que vai ensinar. É preciso estudar como ensinar para conseguir que a mensagem passada entre na cabeça de cada aluno da sala. Afinal os alunos conseguem pensar em tudo, no joguinho, no passeio, naquele cantor famoso. Tudo menos em estudar.
 
      O professor deve saber como passar a matéria, torná-la interessante de modo a nos despertar de nossos sonhos, mas também é preciso muita coragem. Já pensou ficar todo dia na frente de um turma inteira, com todo mundo te olhando? Com todo mundo fazendo perguntas? E se não souber a resposta? Afinal ninguém sabe tudo.
 
      Pois bem, é através da didática que o professor consegue facilitar o aprendizado, assim  "podemos afirmar que se não houve aprendizagem, não houve ensino"
 
       Pesquisei sobre Paulo Freire, um grande professor e pedagogo que em seu livro Pedagogia e Autonomia, sugere uma formação continuada dos profissionais da educação através da observação e reflexão crítica dos acontecimentos em sala de aula. Nossa, descobri que eu aprendo com meus professores mas eles também aprendem comigo, isto não é legal? Descobri que o aprendizado é uma troca.



Escultura em Estocolmo, Suécia. Paulo Freire (segundo da esquerda para a direita) aparece ao lado de outras seis personalidades internacionais, entre elas Pablo Neruda e Mao Tsé-Tung. Fonte: Wikipedia.
 
 
      Existem várias tendências pedagógicas que aplicam uma forma de ensinar diferente. Tão antigo quanto a Filosofia, o pensamento educacional se desdobra em várias correntes, mas suas raízes estão fincadas na Grécia Antiga e Sócrates é um grande exemplo. Ele acreditava que a função do professor era igual a de uma parteira pois o conhecimento estava dentro da gente. Ele optava pelo diálogo e considerava que o trabalho do professor era questionar, instigar o aluno a conhecer a verdade que estava dentro dele. Sócrates foi condenado por ensinar aos jovens. Foi acusado de corromper a juventude. Condenaram-no a se exilar para sempre, ou a lhe ser cortada a língua, impossibilitando-o assim  de continuar a ensinar. Caso se negasse seria morto.  Após receber sua sentença, Sócrates proferiu: - Vocês me deixam a escolha entre duas coisas: uma que eu sei ser horrível, que é viver sem poder passar meus conhecimentos a diante. A outra, que eu não conheço, que é a morte ... escolho pois o desconhecido! Para não deixar de ser professor Sócrates escolheu a morte e ingeriu o veneno chamado cicuta.
 
    Paulo Freire chamava a educação tradicional de educação bancária onde o aluno é apenas depósito do conhecimento. Não há dialogo, o professor fala e o aluno escuta passivamente. O mais importante é a disciplina e a autoridade ou até mesmo o autoritarismo permanecendo o aluno numa situação de inferioridade. (http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/a-didatica-e-metodologia-do-ensino).
 
     Já na escola moderna enfatiza-se a função transformadora da escola que não é apenas a repetição de conhecimentos. As novidades trazidas pelos alunos ganham destaque e estes passam a ter uma atitude ativa como sujeito da educação  assim como na visão de Sócrates.
 
      De acordo com Paulo Freire, o processo de ensino deve ser conjunto e para isso é necessário que as relações sejam afetivas e democráticas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar. (http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml?page=1).
 
     Percebi que para ser professor antes é necessário ser aluno.