quarta-feira, 27 de abril de 2016

Cultura: Kiss me, Kate!

     No final do ano passado e no começo deste ano, assisti uma das melhores peças teatrais que já vi, na verdade era um musical. 'Kiss me Kate, o beijo da Megera', esteve em cartaz no Bradesco entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, e tive a oportunidade de assistir duas vezes, a segunda bem de perto, lá na primeira fileira, e foi :   s e n s a c i o n a l  !!!!

Kiss me Kate, um espetáculo musical de Cole Porter, realizado no Brasil por Charles Moeller e Claudio Botelho, que ocorreu no teatro Bradesco, no Village Mall, na Barra da Tijuca.
    Este musical foi adaptado da Broadway para a versão brasileira por Charles Möeller e Claudio Botelho, e conta com atores renomados, como José Mayer, Alessandra Werney e Chico Caruso, que além de arrasarem no palco, também se mostraram excelentes cantores. O musical conta ainda com a direção musical e regência de Marcelo Castro, e possui músicas maravilhosas. A presença irreverente de Chico Caruso e de Will Anderson é diversão na certa!

Foto na entrada do Teatro Bradesco, no Village Mall, horas antes do começo do musical.

      A gente já sabe que o musical é bom quando percebe que é uma realização da dupla Möeller & Botelho. As suas montagens são sensacionais e o sonho de qualquer atriz de musical é estrelar uma de suas peças. Esta dupla já produziu vários musicais com perfeição, entre eles : "A Noviça Rebelde",  " Um Violinista no Telhado", "Os Saltimbancos Trapalhões".  Marcelo Castro, além de um ótimo professor de química e também professor de canto maravilhoso, faz a direção musical do espetáculo, e rege a orquestra com maestria.

     O espetáculo tem inspiração na obra de Shakespeare "A Megera Domada", e também é baseado na historia do casal de atores Alfred Lunt e Lynn Fontanne, "os "Lunts". Acontece que o casal estrelou uma montagem de A Megera Domada que fazia um enorme sucesso e segundo consta brigavam nas coxias exatamente como Petruchio e Catarina faziam no palco. Afirmam que eles uma vez brigaram para valer e a produção teve que baixar o pano, mas o público adorava saber que tudo podia acontecer durante as apresentações do casal.ais:

     O Casal de libretistas Sam e Bella Spewack que trabalharam com os Lunts propuseram ao compositor Cole Porter criar um musical baseado na história do casal, mas que também colocasse em cena uma versão musicada da Megera Domada de Shakespeare.

*** ATENÇÃO! A seção abaixo contém spoilers do musical!

     O espetáculo conta a história de uma companhia teatral de 1948, em um teatro em Baltimore. Uma dupla de atores Fred Graham (José Mayer) e Lili Vanessi (Alessandra Berney) possuem um relacionamento complicado de amor e ódio.

José Mayer é Fred Graham, que interpreta Petruchio, e Alessandra Berney é Lili Vanessi, que interpreta Caterine. Fonte: http://www.teatrobradescorio.com.br/aconteceu.php?id=105&evento=KISS+ME%2C+KATE
 
     Lili recebe flores que teriam sido enviadas por Fred numa tentativa de reatar seu amor, mas na verdade Fred havia enviado as flores à uma outra atriz do teatro, Luísa (Fabi Bang), com quem ele estaria flertando. Lili fica feliz e se prepara para realizar uma de suas melhores apresentações na peça encenada pelo grupo: a Megera Domada, de Shakespeare.

     Fred, que presenciou a entrega das flores, tenta em vão ocultar o cartão de amor à outra atriz, que foi entregue com as flores. Neste meio tempo, um dos atores do teatro, Bill (Guilherme Logullo) é procurado por mafiosos para lhe cobrar uma dívida de jogos, mas ele dera o nome e assinatura de Fred, que passa a ser seguido e vigiado pelos dois gângsters (Chico Caruso e Will Anderson), e durante esta confusão toda, o grupo teatral inicia sua apresentação teatral da Megera Domada.

     No desenrolar da história, com Lili descobrindo através do cartão as verdadeiras intenções de Fred, ambos passam a interferir nos personagens da encenação para tirar satisfação um do outro, e até mesmo os dois gangsters acabam entrando na encenação teatral para assegurar que vão conseguir seu dinheiro de volta.

     O ponto alto do musical é o final do primeiro ato, onde, durante a confusão na encenação da Megera que diz que nunca irá se submeter a seu pretendente (a briga de Catarina e Petruchio, na obra de Shakespeare), enquanto Lili está no auge da encenação, os gângsters dão um tiro para o alto, acertando um pombo, e todos fogem.

*** FIM da seção de spoilers!


     As músicas são muito boas, como a "Homens, não!" (I Hate Men) (cantada por Lili Vanessi), e "Um Beijo, Kate" (Kiss me, Kate) (cantada por Fred e Lili, e o elenco, na peça teatral), que revelam a tensão que ocorre com o casal de atores, e enfatizam o tema principal do musical. Já outras como e "Eu sou sempre fiel" (Always True to You in My Fashion), "Tá Calor" (Too Darn Hot), que auxiliam nas tramas secundárias, mostrando o caráter dos outros atores da companhia teatral, e ajudam a compor a atmosfera do local. E tem é claro, a música "Chama o Shakespeare" (Brush Up Your Shakespeare), que é cantada pelos gângsters, e que ficou realmente muito boa na voz e interpretação do Chico Caruso e do Will Anderson. Nesta música os atores pedem que Shakespeare nos salve de diversas situações políticas, sociais e culturais fazendo um sátira ao cenário atual.

Chico Caruso e Will Anderson interpretam os gângsters, e cantam a música "Vai, chama o Shakespeare". Fonte: http://www.teatrobradescorio.com.br/aconteceu.php?id=105&evento=KISS+ME%2C+KATE)

       O mais interessante do espetáculo é a sensação de assistir duas peças ao mesmo tempo. É uma peça teatral que além de apresentar uma história emocionante de um escritor maravilhoso como Shakespeare também mostra a montagem de uma peça teatral e todo e os bastidores do teatro.

Aguardando o espetáculo começar na primeira fileira!

       Enfim, adorei este espetáculo e espero que tenha mais apresentações, porque quando vemos uma obra tão boa como essa, ficamos sempre com um gostinho de quero mais!


Fontes:







sábado, 23 de abril de 2016

Cidadania: CRISE - Pensar para votar!



     Basta ligar a TV ou ler o jornal para entrar em desespero.  A palavra mais usada no momento é CRISE:  crise política, crise econômica, crise institucional, crise na saúde, crise na educação, crise da água, crise crise crise...

     Em resposta a uma imensidão de crises os protestos surgem em todos os lugares e de várias formas:  passeatas,  greves e paralisações, ocupações.   Alguns dias acordamos e mal conseguimos andar pela cidade e pensamos: - É o caos!

     O que fazer?  Qual a solução?

     É claro que o problema a preocupação maior fica para os adultos mas é sempre bom tentar entender e aprender com os erros. Acho que tudo começa na urna. Eu nunca votei mas sei que é com o voto que nós escolhemos quem vai governar o país. Precisamos refletir sobre nosso direito de votar.  Votar em um candidato é elegê-lo  para nos representar, para lutar pelos nossos interesses e ser a nossa voz no Poder Legislativo e no Poder Executivo - os que fazem as leis e os que as executam e administram o país em nosso nome.

     Quando as eleições chegam, as opções são muitas e variadas e por isso precisamos de muita atenção e muita análise.  Precisamos procurar candidatos com FICHA LIMPA,  que nunca tenham sido condenados ou mesmo processados por crimes de corrupção.  

Resultado de imagem para ficha limpa

     Eu tenho pensado muito sobre os gastos com eleição, ouvi dizer que são muito caras, candidatos e partidos gastam fortunas com marketing e campanha, porquê? Por que alguém gastaria 5 milhões em uma campanha para ocupar um cargo de 4 (quatro) anos, recebendo um salário de, no máximo 20 ou 30 mil reais?

     Também devemos verificar quem está doando dinheiro para as candidaturas. Se você doa muito dinheiro é porque tem bastante interesse. A campanha deve ser limpa e barata. Devemos também procurar prestar atenção nas promessas dos candidatos e verificar se terão poderes para cumprir o prometido no cargo que irão ocupar.

     Então vejamos as manchetes:



     Então aqui vai uma dica:

  • Não vote naquele candidato que distribui camisetas
  • Não vote naquele candidato que distribui dinheiro e lanchinhos, que oferece ônibus para as pessoas irem para comícios e passeatas
  • Não vote naquele candidato que distribui aqueles terríveis folhetinhos de papel com a cara estampada, para poluir as ruas e entupir nossos bueiros
  • Não vote em candidatos que gastam fortunas em outdoors e propagandas caríssimas na TV fora do horário gratuito eleitoral
  • Vigie e cobre dos seus candidatos os gastos com campanhas e suspeite dos gastos exorbitantes, carros de som,  trios elétricos,  banners, outdoors, camisetas, papel desperdiçado - tudo isso custa muito caro!
     Muito cuidado para não se arrepender depois!


quinta-feira, 7 de abril de 2016

Te Contei? - "ALQUIMIA - A MISTURA PERFEITA ENTRE CIÊNCIA E DIVERSÃO".

     Essa semana ganhei um jogo muito divertido chamado "ALQUIMIA - A MISTURA PERFEITA ENTRE CIÊNCIA E DIVERSÃO".

     A alquimia, que tentava explicar os fenômenos físicos e químicos, na era medieval, foi o que deu origem aos estudos científicos de hoje em dia, principalmente a química. Entre mitos e lendas da antiguidade temos Nicolas Flamel, que realmente viveu entre 1330 a 1418, na França, e que aparece em diversas obras literárias, inclusive Harry Potter. Segundo a lenda, ele teria conseguido criar, através de suas experiências, a famosa Pedra Filosofal, que transformava qualquer metal em ouro, e o elixir da vida eterna, que permitia que alguém vivesse pra sempre!

     Mas na verdade, o que se sabe é que Nicolas Flamel foi um estudioso da alquimia prática, e escreveu alguns livros sobre seus estudos, e que hoje encontram-se na biblioteca nacional de Paris.


     O jogo de alquimia possui um conjunto de frascos com soluções químicas para se combinar nos tubos de vidro (conhecidos como "tubos de ensaio"), o que permite que a gente faça experimentos químicos e observe a reação entre os elementos!

     Na verdade, o jogo possui várias experiências que utilizam, além das soluções químicas do conjunto, alguns itens caseiros, como vinagre, sal, açúcar, etc.


     Esse jogo é a versão moderna de outros jogos do mesmo tipo. Na época que o meu pai era criança, ele também fazia experiências com o conjunto dele, que era o da figura abaixo:


       O mais legal desse jogo é que podemos ver as reações químicas acontecendo! Ao combinarmos determinadas soluções, um líquido que era incolor passa a ficar azul, e depois que adicionamos outra solução incolor, o líquido fica marrom, e depois fica branco! Com isto aprendemos que duas soluções com características físicas distintas (a cor, por exemplo) podem reagir e obtemos como resultado outra solução (ou precipitado, que é a partícula sólida que se deposita no fundo do tubo de ensaio), que pode ter característica física diferente das soluções originais, ou seja, mudando de cor na frente dos nossos olhos!

     *** ATENÇÃO!!!    A seção abaixo contém "spoiler" do jogo!

     Assim, resolvemos botar a mão na massa e realizar algumas dessas experiências! Realizamos as experiências 1 até a 12. Esta última é muito legal, pois o resultado da experiência 11, resulta em um sedimento marrom avermelhado, e quando se adiciona o nitrato de prata (transparente), na experiência 12, o marrom se transforma uma mistura branca como nuvem!




 O começo da experiência 11: 4 gotas de sulfato de cobre (líquido azul-claro transparente).


 Adicionando 5 gotas de hexacianoferrato de potássio (líquido meio esverdeado) e 10 gotas de água, a mistura fica marrom-avermelhada, que vai se depositando no fundo.

Na experiência 12, apenas pingamos 20 gotas de nitrato de prata, de coloração transparente, e o sedimento marrom-avermelhado se transforma em um líquido branco como nuvem, e que depois se deposita sob a água!


     Agora, é só entender como é que os elementos se combinam! Mas para isso... livro de Química da escola!!!




Fontes:

http://tudosobremagiaeocultismo.blogspot.com.br/2012/04/nicolas-flamel.html








quarta-feira, 6 de abril de 2016

Educação: Manifestação #OcupaMendes

     Alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, aqui mesmo na Ilha do Governador, ocuparam a escola em protesto, no dia 21/03/2016, lutando pelo ensino público de qualidade e buscando melhores condições de ensino.

     Uma das coisas que me chamou mais atenção foi a quantidade de livros novos, ainda embalados, separados para serem descartados, um claro sinal de desperdício de dinheiro público!



     O movimento estudantil cresceu e já são 46 escolas ocupadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, conforme o mapa de ocupação:



     O movimento está bem organizado e tem como fundamento a alegação de total abandono da educação por parte do Poder Público. Eles criaram uma página com um manual completo de direitos, mobilização e ocupação de escolas.

     Os alunos estão se mantendo com a ajuda dos pais e doações da comunidade - os pedidos de doação e locais de entrega também estão em uma página online.

     O Secretário de Educação do Estado pediu na justiça a reintegração de posse da escola Mendes de Moraes, uma liminar foi concedida mas depois cassada por um recurso da Defensoria Pública do Estado.

     Obviamente, como todo movimento, a Ocupação não agrada a todos e existem alunos que clamam pela desocupação das escolas.

     Só nos resta torcer para que o Governo do Estado, que está falido, consiga resolver este assunto pacificamente com os alunos para que o ano letivo possa ser reiniciado e todos os alunos tenham respeitados seu direito à educação, garantido na Constituição.


Fontes:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/03/22/alunos-ocupam-escola-estadual-no-rj-pm-esta-no-local.htm
http://bit.ly/1S2ZVTE 
https://www.facebook.com/events/588633691305048/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-04/estudantes-pedem-desocupacao-de-escolas-do-rio-de-janeiro






terça-feira, 5 de abril de 2016

Saúde: Diante do caos, melhor prevenir do que remediar


     Além da crise política e econômica que tira o sono dos brasileiros, estamos travando uma guerra contra o mosquito Aedes aegypti transmissor de vários tipos virais, uma epidemia de Zika Virus e a volta da H1N1, também conhecida como Gripe Suína.

     O Estado e o Município - que investiram tanto em gastos com Olimpíadas e Copa do Mundo - estão  em crise, cortando gastos na saúde, fechando farmácia popular e unidades de de atendimento, inclusive as UPAs - Unidades de Pronto Atendimento, deixando a população desassistida.

     Diante deste cenário caótico, cabe a população fazer o seu papel, contribuindo para a prevenção de doenças.

     Vamos combater o mosquito da dengue para evitar a proliferação da dengue, do Vírus da Zika e da chikungunya:





     Vamos também nos prevenir contra a gripe, lavando bem as mãos, usando álcool gel e evitando aglomerações:

     E se você tem alguma dúvida sobre a diferença da gripe comum para a gripe suína, leia com atenção o quadro abaixo, mas não deixe de se vacinar e procurar um médico: