segunda-feira, 23 de março de 2015

Educação: Terra, Planeta Água

     A Água Potável é o bem mais essencial à vida. Os seres vivos possuem água em sua composição.
 
     A água, ou a falta dela, tem se tornado um tema de bastante discussão nos últimos tempos. Sendo conhecido como "Planeta Água", o  Planeta Terra possui 71 % de sua superfície coberto por água no estado líquido, mas nem toda essa água é potável (água própria para consumo).

     Aproximadamente 97,4 % é de água salgada, presente nos oceanos e 2,6 % de água doce (rios, lagos, lençóis freáticos, etc).

     Desta mínima quantidade de água doce, 1,8 % está  no estado sólido, nas grandes geleiras polares e apenas 0,96 % encontra-se disponível em rios e lagos.



Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%
 
      A água própria para beber deve ser ainda insípida (sem gosto), inodora, (sem cheiro) e incolor (sem cor) e estar livre de materiais tóxicos e microrganismos.
(Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/).

      O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.  

     Este dia comemorativo foi criado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas)  em 1993 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância da Água e de seu uso consciente.

     A ONU já alertou sobre a necessidade de  mudança de hábitos no consumo de água, caso contrário, até o ano de 2030 quase metade da população global terá problemas sérios de abastecimento. (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1606180-mundo-celebra-23-dia-mundial-da-agua-neste-domingo.shtml

     Este ano, estamos celebrando o Dia Mundial da Água em meio à maior crise hídrica já vivida e, por este motivo, o dia ganhou um significado especial para todos os brasileiros, que estão se mobilizando para melhor aproveitar a água, reutilizar a água da chuva e não desperdiçar um bem tão valioso e escasso.

     Nós consumimos muito mais água do que podemos perceber - Este gráfico ilustrado pelo Planeta Sustentável da  Editora Abril demonstra claramente o quanto de água potável precisamos para produzir itens necessários ao nosso consumo:

     Na minha casa já estamos tomando providências efetivas para o reaproveitamento da água - uma nova cisterna está sendo construída pelo avô, maior do que a já existente que recebe e armazena água potável,  para armazenar água coletada da chuva para o reaproveitamento. 

Foto © Copyright  Ana Helena Barcellos
 
 

domingo, 15 de março de 2015

Política: Investimentos do Brasil em Cuba e a crise brasileira

     Apesar da crise econômica que estamos vivendo, falta de água, aumento do preço da energia, aumento do dólar e todos os escândalos de corrupção no governo, especialmente relacionados à Petrobrás,  o Brasil está investindo em Cuba!

     Exatamente, em Cuba, aquele país comunista pequenininho no Caribe, que ainda sofre com o embargo econômico americano originado na Guerra Fria.

     Muitos brasileiros estão surpresos e descontentes com o porto colossal construido em Cuba, pela Odebretch, uma organização de origem brasileira em parceria com uma empresa cubana (Quality),  graças a um financiamento também brasileiro, do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento .
 
Localização do porto de Mariel, em Cuba. Fonte: google maps.

Poster ilustrativo do projeto de desenvolvimento do porto de Mariel. Fonte: http://www.opciones.cu/fotos/2013-11-20/mariel-una-obra-solida-y-favorable/ 


     O Porto de Mariel, em Cuba, recentemente inaugurado, é tão sofisticado quanto os maiores portos do Caribe  (Kingston, na Jamaica e Freeport nas Bahamas).
 

 
     Para o Governo, o investimento no Porto em Cuba faz sentido - custou  957 milhões de dólares sendo que 682 milhões foram financiados pelo BNDES - o governo brasileiro garante que todo o investimento feito foram gastos no Brasil, na aquisição de bens e serviços brasileiros e que gerou 156 mil empregos diretos e indiretos no país.   Para o governo, o investimento já "se pagou" mas outros benefícios ainda virão.  Ainda segundo o governo, as exportações do Brasil para cuba quadruplicaram na última década e Cuba é considerado um mercado em potencial para as empresas brasileiras quando a economia cubana deixar de funcionar de forma rudimentar.

     As críticas ocorrem devido ao investimento no porto de Cuba ser maior do que os investimentos nos portos brasileiros.   Realmente não faz sentido investir em países estrangeiros quando a nossa população está carente e sofrendo,  quando estamos enfrentando uma crise econômica, a volta da inflação e desemprego.   Estamos enfrentando a maior alta do dólar dos últimos 12 anos e o enfraquecimento do real. As manchetes dos jornais anunciam que Universidades estão fechando pelo país por falta de verba e os professores estão em greve: